quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Exposição: O Mundo de Tim Burton

por Érika Barbosa

No começo de 2015 já se falava sobre ela e finalmente a exposição mais aguardada de 2016, O Mundo de Tim Burton, chegou com enorme bilheteria na sua estréia em fevereiro no Museu da Imagem e do Som de São Paulo.
Com ingressos esgotados para quase toda temporada, está sendo uma das exposições mais comentadas e os Balrogs estiveram por lá para conferir esse alvoroço e dividir com vocês!


Para quem não o conhece, o que é algo bastante difícil, Tim Burton é o gênio de fama internacional por trás de "Edward mãos de tesoura", "O estranho mundo de Jack", "A noiva cadáver" entre outros. Cineasta, ilustrador, escritor, fotografo e um artista multifacetado, Tim é o mestre que funde comédia e terror de forma a criar obras encantadoras que despertam sentimentos profundos e nos fazem olhar com carinho os personagens grotescos e nos identificarmos com os roteiros.


Em uma exposição grandiosa que já passou por diversos países do mundo e desembarca pela primeira vez na América Latina, com grande honra no Brasil, é impossível não notar que cada mínimo detalhe foi projetado para ser uma experiência incrível, e  que apesar de ter chego em nossas terras tupiniquins com menos material do que foi exposto na Europa - como o figurino de Batman: o Retorno - é de encher os olhos e o coração com a riqueza do mundo Burtonesco.
A exposição é dividida em 7 alas, cada qual representando uma faceta do artista, nos convida a embarcar na criativa mente do autor, nas quais podemos contemplar desde esboços em guardanapos a desenhos de projetos não realizados, além de poder desfrutar alegria de observar desenhos, pinturas, notas de roteiro, storyboards e bonecos de nossos filmes e animações favoritos da carreira de Tim Burton.


Abrigando com maestria uma exposição tão concorrida, o MIS, em colaboração com a curadora Jenny He, conseguiu refletir brilhantemente o tão característico estilo de Tim: das paredes ao teto você está imerso nesse universo colorido em cores fortes, repleto de listras e personagens encantadoramente melancólicos.  Cheia de interatividade, podemos nos divertir com placas que projetam filmes em um fundo branco, conhecer mais profundamente a produção dos filmes em totens informativos, assistir pequenas produções e até voltar a ser criança embarcando em um escorregador para acessar um dos pisos da exposição.
Para os fãs falamos com todas as letras: será uma experiência inesquecível. Para os ainda não fãs, recomendamos com entusiasmo e temos certeza que essa exposição irá te cativar. Só é preciso abrir o coração e enxergar o mundo como o admirável Tim Burton, não muito bem ajustado das idéias.


2 comentários:

  1. Sou um grande admirador do Tim Burton e toda sua mágica atrás de cada um de seus trabalhos, provavelmente irei visitar. Conhecer mais um pouco desse mundo Little dark. Ótimo texto, parabéns

    ResponderExcluir
  2. Texto incrível, parabéns. Obviamente que irei visitar essa exposição, sou um grande admirador de Tim Burton e de seu mágico mundo atrás de cada uma de suas obras. Um grande artista, com uma brilhante e "Little dark" mente.

    ResponderExcluir