sábado, 30 de julho de 2016

Valente de todas as formas

By Leticia (Luthy) Sena       


Valente é uma hq diferente das outras, não tem nenhum super herói , a história não é sobrenatural e não tem pretensões de enveredar por esses caminhos. O personagem principal é um simpático cão por quem é fácil o leitor se apaixonar e se identificar logo de cara, atrapalhado, fofo, nerd, fã de RPG’s de mesa e com uma grande propensão a se apaixonar pela garota errada. Se houvesse uma personificação do nosso chamado “dedo podre”, esse cara seria o Valente. No mais a história se resume a busca incansável desse estiloso cachorrinho pelo grande amor da sua vida e as muitas outras pessoas que passam por sua existência de forma romântica ou não.


Começamos nossa história com “Valente para sempre” (2011), onde nosso charmoso protagonista conhece Dama, uma bela gatinha pela qual acaba nutrindo um amor platônico. Desiludido com sua situação com Dama, Valente sempre pode contar com os sábios conselhos de sua melhor amiga Buana, mais conhecida como Bu, uma macaquinha muito inteligente, que prima pela experiência em relações amorosas e gosta de sair com caras mais velhos. Até que em sua vida aparece uma esperta panda chamada Princesa que mexe com o coração do pequeno Valente.


Na sequência temos “Valente para todas” (2012), e a situação do nosso já amado cãozinho nesse ponto da história já seria complicado para uma pessoa comum, agora quem diria para um nerd fã de RPG. Valente se encontra no impasse de ter duas lindas garotas em seu encalço, Dama que recentemente se descobriu apaixonada por ele e Princesa que finalmente deseja que o relacionamento que já tem com Valente fique realmente sério. Nosso protagonista finalmente está começando a fazer parte do complicado mundo dos relacionamentos românticos não fictícios. Tadinho!


Depois de suas dificuldades com Dama e Princesa finalmente reencontramos nosso amigo em “Valente por opção”(2013), e parece que a tentativa de manter um relacionamento à distância com Princesa não vai muito bem. É hora de encarar o início de uma nova fase na faculdade e a impossibilidade de relacionamentos amorosos tanto com Dama quanto com Princesa. É hora de mudar de ares e correr como Rocky em busca de novas oportunidades.


Sequencialmente temos “Valente para o que der e vier”(2014), e eis que com uma forcinha do destino e muito da sabedoria de Bu sobre relacionamentos, Valente tem uma oportunidade com a menina mais popular da faculdade, a perfeita e ocupadíssima Luna. Mas tendo que se dividir entre as noites de RPG com os amigos, os churrascos da faculdade, seu relacionamento com Luna e a volta de Princesa, será que Valente vai conseguir manter a sanidade até o fim desta edição?

A história além de tudo encanta por sua sensibilidade, sem ser enjoativa nem o tipo de literatura que classificaríamos de forma machista como exclusivamente feminina. O que quero dizer é que ao contrário do que se pode pensar ao ler a sinopse e quando falo de sensibilidade, é que o enredo não possui nada de conto de fadas, por isso é tão fácil se identificar e se apaixonar por Valente.
Fica clara durante toda a história, a tentativa de reproduzir situações da vida real de pessoas comuns que erram se apaixonam e seguem em frente sempre em busca da felicidade. Alguns dos muitos pontos positivos são: a abrangência da diversidade proposta pelo autor, caso você não tenha se atentado na leitura, valente é um cão, que se apaixona por duas gatas e uma panda, sua melhor amiga é uma macaca que na ultima hq lançada, está namorando uma girafa e creio não ter citado ainda o fato de que os amigos de RPG de Valente serem um rato, uma tartaruga, um elefante, um macaco, um coelho e um javali. A história inteira é desenhada com primazia e riqueza de detalhes, principalmente as cenas de RPG. Cada edição se encerra com uma bela galeria de convidados, cada um dando a sua versão de seu personagem favorito da história. Apesar das desventuras amorosas de Valente não falta bom humor em nenhuma das edições. E na verdade o único ponto negativo fica por conta da demora e da falta de regularidade do lançamento das edições compiladas, devido ao fato de as tirinhas saírem primeiro no jornal para depois serem convertidas a esse formato de acesso mais fácil.
Valente é lançado inicialmente em formato de tirinhas no jornal O Globo e posteriormente em 2011, foi compilado e lançado pelo próprio autor. Até o momento foram lançadas 4 hqs: “Valente para sempre”, “Valente para todas”, “Valente por opção” e “Valente para o que der e vier”, todas compiladas sequencialmente pela Panini Comix a partir de 2012 e escritas pelo genial Vitor Cafaggi.
Recomendo a todos aqueles que desejam inovação no universo da hq’s, e que valorizam ou querem valorizar as criações nerd nacionais, pois essa sem dúvida alguma se encaixa nas duas categorias. Da até pra dizer que Valente é uma versão mais nerd e adulta do nosso querido Snoopy.

P.S. Matéria publicada anteriormente no extinto site Nerdesfera.


Nenhum comentário:

Postar um comentário