quarta-feira, 12 de outubro de 2016

A relação de Poder e o Homem.

Resultado de imagem



Por Vinicius Ruiz do Nascimento

Desde os primórdios, a essência do ser humano é formada na busca por algo superior, ou por algo que poderiam dominar, essas relações onde eram possíveis comandar ou ser comandado da maneira que era mais cômodo para cada um, foi fundamental para o entendimento de um termo que pode explicar esses atos psicológicos. Esse termo é chamado de “poder” e foi evoluindo com o passar do tempo e tendo diversas palavras associadas dependendo das situações que lhe eram dadas. Uma das primeiras bases para a compreensão do poder é o período mercantilista, onde a palavra era naturalmente associada ao capital, termo que representa o dinheiro. 

Resultado de imagem
As práticas mercantilistas além de ter interesses religioso e político, o principal motor era a troca de capital que estabelecia laços de poder entre uma nação e outra. Muita das vezes ocorrida como exploração. 

As grandes navegações em sua maioria foram realizadas para a busca de riquezas, estas tão fundamentais para a dominação de um povo. O olhar incessante para a dominância fez com que o homem fundasse um novo sistema político e esse é um exemplo das consequências do olhar cego ao poder.
A reflexão que devemos analisar é o simples fato de que um sentimento, ou uma relação, pode ser tão importante e determinante para os entendimentos e decisões políticas feitas por alguém. Ora, alguém que busca por poder, é capaz de levar considerações envolvendo termos associados para acompanhar suas decisões políticas, ainda mais quando o sistema propicia tal fato, como é o caso do capitalismo, sistema este que considera a exploração e a busca pelo poder. Mas o importante não é a característica do sistema e sim do termo "poder", já que é sempre exercido por alguém.
O poder, entretanto, é uma moeda de duas faces. Uma vez que há varias consequências para o uso do mesmo. A relação que o ser possui com a natureza do poder, pode levar com que haja diversos explorados em um sistema. Estes podem ver como política, o que em minha opinião seria um argumento alienado, já que o poder nem sempre é acompanhado com os sistemas políticos, e sim com os indivíduos participantes desta ação.
Há diversos pensadores que foram extremamente importantes para o conceito e a concepção deste fator na sociedade, o destaque maior, entretanto, vai para Michel Foucault, o único capaz de separar em fileiras geométricas as diferenças entre as relações de poder na sociedade. Os poderes que ele pode separar são: Poder sobre o corpo - Quando há uma dominação do corpo de terceiro; Poder sobre o tempo - Quando há um horário definido para tudo e que é determinado por outros e nunca pelo individuo; Poder judiciário - Que justifica o que é certo e errado com os parâmetros da lei e o poder epistemológico, que na minha opinião é o mais perigoso, que ocorre através de discursos que não são entendidos.

Resultado de imagem para michel foucault
Michel Foucault, filósofo e historiador das ideias, mais conhecido como crítico da modernidade.

Tendo em vista estes tipos de relações considerados para tal filósofo, começamos então compreender que esta “troca” é presente também em nosso cotidiano e representada por diversas pessoas que são consideradas peões já que tudo que há dentro deles não são importantes por serem explorados. E por esta razão, é possível perceber que não é necessário que a palavra seja acompanhada somente por dinheiro, já que existem milhares de variáveis para ser consideradas.
O pior é que muitas vezes, este tipo de amor por utilidade, é introduzido em nossas vidas. Aristóteles descrevia amizades que possuíam esta característica. Ele chamava de amizade por utilidade, onde o indivíduo só tem a amizade para buscar algo que lhe é necessário.

                                               Resultado de imagem
Aristóteles, um dos maiores pensadores da filosofia Ocidental na Grécia Antiga . Discutiu diversas ideias desde a física, metafísica, poesia, teatro, política e ética na sociedade.

Cabe a você, caro leitor, abandonar a alienação de enxergar o poder totalmente ligado a politica, já que por meio deste texto ou até mesmo por uma simples reflexão, é possível perceber que há poder em tudo, tanto nas relações que há uma troca ou em relações que existe uma vontade de liderar, como por exemplo, da relação entre diversos homens com suas mulheres e que, muitas vezes usam da violência para controlá-las ou de ameaças psicológicas. 



E qual sua opinião em relação ao poder? Discorda? Concorda? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário